Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RACISMO?

Mucama: Entenda significado de palavra usada para xingar Leidy Elin no BBB 24

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Leidy Elin no quarto fada do BBB 24

Leidy Elin: participante do BBB 24 teve perfil no Instagram derrubado após ataques racistas

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 12/3/2024 - 19h03

Leidy Elin foi chamada de "mucama" após brigar com Davi Brito e apoiar Yasmin Brunet no BBB 24. O termo surgiu no século 16, durante o período da escravidão no Brasil e perdurou até o século 19, época em que foi sancionada a abolição da escravatura com a assinatura da Lei Áurea. Mucamas eram escravas que prestavam serviços íntimos aos senhores, como lavadeiras, amas de leite, ou domésticas.

A palavra foi parar nos assuntos mais comentados do X e também em pesquisas no Google por conta de Leidy Elin. A sister foi bombardeada com ataques racistas nas redes sociais, e "mucama" apareceu de forma pejorativa em comentários com ameaças expostos pela equipe da operadora de caixas.

Mucama não é um termo racista, apesar de ter sido usado como tal. Segundo Kátia Santos, professora e pesquisadora de Cultura Popular Brasileira com foco na vida privada dos negros, a designação tomou um curso diferente de seu significado por conta da origem. Leidy, uma mulher preta, é apontada como uma mucama de Yasmin Brunet, uma mulher branca.

"Leidy não está sendo chamada de mucama pelo simples fato de ser negra, mas principalmente por estar comprando uma briga que não é dela, atacando outra pessoa negra ferozmente, em benefício de uma pessoa branca e famosa", explica a especialista ao Notícias da TV.

"Vi uma foto dela abraçada às costas da filha da Luiza Brunet, num choro sentido pelo choro da outra, que deve ter dado margem para essa associação. O passado escravocrata está logo ali, pois este país teve mais tempo de escravidão do que temos hoje como uma república de homens e mulheres livres", acrescenta Kátia.

A associação pode ser historicamente pertinente, mas não tenho dúvida de que o racismo sistêmico que rege esse país não permitirá que esse termo usado como xingamento numa rede social se realize apenas como uma referência histórica.

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Leidy Elin abraça Yasmin Brunet e é chamada de mucama

Leidy Elin abraça Yasmin Brunet e é chamada de "mucama"

Ataques racistas

Os xingamentos direcionados a Leidy Elin nas redes sociais iniciaram após a discussão entre ela e Davi Brito, um homem preto. Aliada de Yasmin Brunet e Lucas Henrique, o Buda, Leidy se incomodou por o motorista de aplicativo ter zombado da dupla durante o Sincerão de segunda (11). Os dois trocaram ofensas, e ela foi chamada de "baixa".

A operadora de caixa se revoltou com Brito a atirou os pertences dele dentro da piscina. A Pipoca foi criticada na internet por comprar a rivalidade de Yasmin com Davi Brito para si.

Leidy já teve outros embates com o motorista de aplicativo por conta da desclassificação de Wanessa Camargo, expulsa por agredi-lo. A sister culpa Davi pela saída da cantora, mesmo que ela tenha desrespeitado uma das regras mais rigorosas do BBB 24.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.