Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COM IRMÃO

Mudança na novela Renascer: Autor deixa morte de Venâncio mais emocionante

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Rodrigo Simas está falando com alguém

José Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer: publicitário será assassinado em tocaia emocionante

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 16/4/2024 - 19h15

O autor Bruno Luperi resolveu fazer mais uma mudança na novela Renascer. O assassinato de José Venâncio (Rodrigo Simas) acontecerá no remake, mas a trama ganhará mais emoção para valorizar o personagem. Em 1993, o publicitário morreu porque Taumaturgo Ferreira se aborreceu com a direção da novela, e Benedito Ruy Barbosa teve que tirá-lo da história às pressas. Agora, a carga dramática da sequência ficará maior.

No capítulo da novela das nove da Globo previsto para ir ao ar na próxima segunda-feira (22), um tiro acertará o carro em que estarão Venâncio e João Pedro (Juan Paiva). O companheiro de Buba (Gabriela Medeiros) estará voltando para o Rio de Janeiro depois de ter desistido de contar a José Inocêncio (Marcos Palmeira) a verdade sobre a falsa gravidez da psicóloga.

O irmão caçula estará levando Venâncio até Ilhéus quando um tiro estilhaçará o vidro da frente do veículo. Ambos levarão um susto, mas não dará para ver que o publicitário foi ferido num primeiro momento.

"Tá bem, mano?", perguntará João Pedro. "Tô...", responderá ele, enquanto correrá as mãos pelo corpo num gesto automático, ainda tomado pela adrenalina e o desespero da situação. "Ô, peste... Que susto foi esse?", falará o tabaréu. "Eu acho... Acho que... Me pegaram", dirá Venâncio, que vai tirar as mãos de cima do corpo e as revelar para João encharcadas de sangue.

A emoção, então, tomará conta das cenas seguintes. João Pedro entrará com Venâncio nos braços, quase desmaiado, na casa de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes). Ele demonstrará dificuldade, por conta do peso, até descansar o irmão em algum lugar por lá. "Está estafado, comovido, perdido na vida", escreveu Bruno Luperi no roteiro da cena.

Em seguida Deocleciano e Zinha (Samantha Jones) se aproximarão, chocados. "Pegaro nóis na estrada, padinho... ‘certaram o mano Zé Venâncio bem no meio do peito", contará ele, que pedirá à amiga que chame José Augusto (Renan Monteiro).

Venâncio começará a delirar chamando por Maria Santa (Duda Santos), deixando João Pedro apavorado. "Chame mainha, João. Chame ela... Chame mainha pra ela vim me buscá", pedirá. "Ninguém vai vim lhe buscá, mano véi... Tá me ôvino?! Ninguém! Nós tâmo em casa... Mano Zé Augusto vem vîno... Vai se acabá tudo bem...", falará João Pedro. "Eu não quero ir, João...", dirá, assustado. "Então fica, mano! Fica aqui mais eu! Fica!", implorará.

Augusto chegará por lá, mas João Pedro já estará morto. "Não há nada o que se possa fazer. Ele não tá mais aqui... O mano tá lá, junto de mainha", falará o médico.

O que aconteceu com Taumaturgo Ferreira?

O José Venâncio de 1993 deixou o folhetim repentinamente após uma morte misteriosa. Sua saída, na verdade, aconteceu por desentendimento nos bastidores da história de Benedito Ruy Barbosa. Segundo o ator, havia um trato entre ele e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, que caiu por terra após ele ser acusado de agir com arrogância com o elenco. "Tinha um combinado", revelou.

Ferreira aceitou o papel do filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes) e decidiu dar uma roupagem diferente ao personagem. Apesar de ter nascido em Ilhéus, na Bahia --onde a novela se passa--, ele viveu parte da história fora do Brasil. Diferentemente do restante do elenco, que precisava fazer o sotaque baiano, o ator acertou com o diretor para falar de maneira mais "sofisticada".

"Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio", contou ele em entrevista ao jornal O Globo.

"Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica. Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido", completou o ator.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.